quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Cultura Japonesa: Yama-uba

Yama-uba
Nomes alterinativos: 山姥, Yamamba ou Yamanba.


Yama-uba olha como uma mulher velha, geralmente muito feia. Seu cabelo é branco e longo, mal-cuidado, e geralmente usa um kimono (quase sempre vermelho) sujo e esfarrapado. Sua boca é dita às vezes que estica na sua cara inteira e algumas descrições dão-lhe a segunda boca no alto de sua cabeça. Pode mudar sua aparência, embora, usa esta tática para aumentar sua chance capturar suas vítimas.


Yama-uba habita nas profundas florestas das montanhas do Japão. Yama-uba ataca os viajantes que se tornaram perdidos em sua terra. Suas táticas exatas variam da história à história. Às vezes, muda sua aparência àquela de uma mulher bonita ou possivelmente uma de sua vítima amou. Outras vezes,se transforma em velha indefesa. Uma vez que ganhou a confiança da sua presa , ela os prendem depois os comem. Pode também oferecer à “ajuda” a alma perdida e então conduzir-lhe a uma área perigosa da montanha aonde cai a sua morte e permite que alimente. Alternadamente, pode oferecer alojar a vítima em seu cabana. Uma vez que o viajante infeliz tenha engordado um pouco ,ela ataca.


Yama-uba é hábil nas artes de feitiçarias, poções e venenos. Negocía às vezes este conhecimento aos seres humanos se lhe trouxerem uma vítima substituta comer ou algo que a satisfaça, algum negócio similarmente mau. Apesar de sua natureza predatoria, Yama-uba tem seu lado bom. Por exemplo, ela criou ao herói orfão Kintaro, que fez o guerreiro famoso Sakata no Kintoki,. Nesta história, Yama-uba se retrata como mãe carinhosa, que tem influenciado mais contos modernos. Alguns inclusive lhe fazem uma representação de amor. Outros historiadores dizem que ela é só uma alma solitária que se acha em harmonia com a natureza.
Espero que gostem do post! E Obrigado pelos comentarios em Yuki Onna!

Com a Palavra,
BeeL

2 comentários:

  1. Aiiii !! q legaal !! esses povo do japão são muito interessantes !! adoreeii ! ^^

    ResponderExcluir
  2. Lembra a lenda da Babijara , que inspirou o conto de Joãosinho e Maria.

    Tudo tem haver com Ocultismo que independente do povo tem uma unica origem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...