domingo, 7 de novembro de 2010

Cultura Japonesa: Shinigami

Shinigami
(死神 Deus da morte?)
Shinigami em Death Note

É uma personificação da morte na mitologia japonesa. Sua função é velar e decidir quem morre e como, às vezes até alimentando das almas humanas. Existe um grande misticismo ao redor desta figura ,já que não se pode delimitar se é boa ou má, ainda que - nas narrações - muitas vezes suas decisões parecem crueis e horríveis.
Shinigami em Soul Eater

Apesar de que as diferentes religiões que lhes têm dando um carácter demoníaco, seu carácter é mais neutro. Pertencem à casta baixa dos deuses. Há relatos que contam que estes deuses ajudaram aos humanos a cumprir certas tarefas, e se diz que os shinigamis custodiam a entrada aos dois Mundos.

Shinigami em bleach

Por ser um tema popular no Japão, parecem com grande freqüência em obras diversas. Um dos maiores destaques dos Shinigamis é no mundo dos mangas e animes. Exemplo de Shinigamis:

Shinigami em YuYuHakusho

  • Death Note (Mangá/Anime/Live-Action): onde um jovem de 17 anos encontra um caderno que pertencia a um suposto Shinigami chamado Ryuuk. O caderno tem o poder de trazer a morte da pessoa que tiver seu nome escrito nele. O Shinigami Ryuuk deixa o Death Note(caderno capaz de matar pessoas)cair do mundo dos Shinigamis para o mundo dos Humanos.
  • Bleach (Anime/Mangá): os Shinigamis são entidades espirituais, com forma humana que levam a alma dos humanos até o mundo dos mortos e também purificam os Hollows levando os para Soul Society ou mandá-los para o inferno caso não sejam bons. Utilizam roupas preta e empunham katanas, conhecidas como Zanpakutou que por sua vez é uma parte da alma do shinigami, porém as zanpakutous não são iguais aos sinigamis e podem ter atitudes e personalidades diferentes. Muitas vezês as zanpakutous e seus respectivos donos nunca se encontram, sendo assim o shinigami não pode invocá-la para ajudar em uma luta. Tomam conta da balança espiritual entre os dois mundos, impedindo a destruição deles caso ela seja rompida.
  • YuYUHakusho: a personagem Botan e outros shinigamis são representados como meninas vestindo quimono que montam em remos. essas meninas guiam as almas para o Mundo Espiritual (Rekai), onde são julgados pela divindade Koenma.
  • Kuroshitsuji(Anime e Mangá): No anime existem 3 Shinigamis: Grell Sutcliff (também conhecido por Shinigami Vermelho, porque ele adora essa cor) , William T. Spears (Diretor da ordem dos Shinigamis) e o Undertaker (Que primeiro aparenta ser um agente funerário estranho mais descobre-se que ele é o Lendário Shinigami). No mangá por enquanto só aparecem Grell Sutcliff e William T. Spears.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shinigami
http://pt.wikilingue.com/es/Shinigami

Espero que gostem desse post. Não to tendo muito tempo para postar porque estou na reta final na escola.

Com a palavra,
Beel

3 comentários:

  1. Aaaaa adoreeei !! eu ja tinha visto sobre os shinigamis em Bleach, mas ñ sabia muito sobre eles ñ !!! mas agora deu pra conhecer melhor !!! xD aaaa e eu descobri q ja vi o filme de Death Note e nem sabia !!!!! ^^ aaa muuuito boom !!! ADOREI !!! =D

    ResponderExcluir
  2. muitno interesante adorei XD muinto ^^

    ResponderExcluir
  3. nada mais foda q os shinigamis..adorei o site!!! valeu....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...